Nota Pública
Empreendedorismo: negras e negros em tempos de Coronavírus
O Brasil vive um momento singular na sua história contemporânea, com todos os esforços sendo envidados pela sociedade e pelo Estado para superar a tragédia do coronavírus (Covid-19). As soluções exigem tempo, cuidados e solidariedade. O poder público, tardiamente, busca meios para atenuar a dor e sofrimento das famílias, onde vidas são ceifadas. A sociedade se mobiliza de todas as formas para se proteger de um “inimigo” invisível, cuja letalidade é devastadora.
O falso dilema colocado neste momento, entre salvar vidas ou a economia, só é possível para os que desconhecem a historia dos processos civilizatórios, a ciência e as possibilidades positivas de um sistema de saúde como o SUS. No Brasil, é fundamental reconhecer a participação da população negra na economia e seu papel no desenvolvimento social, econômico e cultural do País. Cuidar das pessoas é cuidar da economia, não o contrário!
A epidemia do coronavírus e seus impactos têm incidência diferenciada nos grupos sociais. As taxas de desemprego são maiores entre negros e mulheres, por exemplo, os homicídios têm indicadores maiores entre os jovens negros, e segue assim, uma plêiade de desvantagens para negras e negros submetidos ao racismo estrutural e institucional. Frente a isso, a Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro) soma esforços para apoiar a comunidade brasileira a superar esta fase de isolamento social e as fragilidades dela advindas, colaborando para a retomada da vida econômica do país, com a força que o afroempreendedorismo representa para a sociedade brasileira.
A Reafro, criada em 2015 por centenas de lideranças de todos os setores representativos dos micro e pequenos empreendedores, conhece a história de seu público, as dificuldades que enfrentamos para superar as barreiras no “mundo dos negócios e
mercados”. Em primeiro lugar, queremos ser solidários com os mais de 13 milhões de negras e negros que compõem o ecossistema dos pequenos negócios formais e informais no Brasil. Em particular, aqueles que estão cadastrados no nosso sistema em cada estado.
Em segundo, defendemos que todas as medidas governamentais, da União, dos estados e dos municípios, precisam estar ao alcance das(os) afroempreededoras(es)! Inúmeras pesquisas já foram realizadas perguntando o que precisam. Agora é hora de agir e ajudar a fazer! Como? A Reafro está estruturando ferramentas virtuais para facilitar a comunicação entre a rede, afroempreendedoras(es) e os poderes instituídos na União, estados e municípios.
O objetivo da rede é ser facilitador no acesso das empreendedoras negras e negros às medidas anunciadas ou já em vigor. Pesquisas realizadas até o momento – entre elas a liderada pela Reafro – apresentam como resultado-síntese recorrente as dificuldades de planejamento administrativo, a gestão financeira, marketing e propaganda, entre outras, mas sempre evidenciando as barreiras de acesso aos créditos e financiamentos.
Neste momento em que recursos emergenciais estão sendo disponibilizados, precisamos juntar forças para assegurar que os valores destinados a micro e pequenos empreendedores cheguem às(aos) afroempreendedoras(es).
Fortalecer nossas organizações representativas que se propõem a impulsionar o afroempreendedorismo é fundamental. Todas! Sem distinção.
A Rede Brasil Afroempreendedor está a serviço do fortalecimento do afroempreendedorismo de negras e negros em todas as regiões do país. Por isso, estamos mobilizando nossa rede nos estados com este foco: informar nosso público, pressionar o poder público e mediar alternativas junto ao setor privado com o objetivo de canalizar os recursos ao alcance das(dos) afroeempreendedoras(es).
Rio de Janeiro (RJ), abril de 2020.
Diretoria Executiva da Reafro
Em celebração ao lançamento da ENAFRO, o empresário Geraldo Rufino, referência em processos de empreendedorismo, envia sua mensagem de congratulações.
Veja o link em Mensagem Geraldo Rugino
O que é o Fundo Reafro?
É a autossustentabilidade que garante o desenvolvimento e crescimento contínuos de nossas iniciativas, independente do cenário. Com essa finalidade, o estatuto da Reafro previu a criação do Fundo Financeiro Reafro. Por meio deste fundo, são concedidos créditos aos associados. O fundo é formado com recursos dos próprios associados e através de doações e auxílios recebidos, empréstimos, recursos de investidores, aplicações financeiras dos próprios recursos da entidade, juros e outros rendimentos eventuais, amortização de empréstimos concedidos e aplicações realizadas, recursos recebidos através da prestação de serviços realizados com parceiros, tais como palestras, cursos, seminários, e demais recursos recebidos de patrocinadores.
Esses recursos…
CONFIRA O CALENDÁRIO DE AULAS DO VIRANDO A ONDA – ACELERA FASE III MÊS DE…
Rede Brasil Afroempreendedor – REAFRO, pessoa jurídica de direito privado, situada à Av. São João, 324 – sala 1 – Sobreloja – Centro – São Paulo/SP, devidamente inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o n.º 27.820.005/0001-17, com o objetivo de estimular o desenvolvimento do ecossistema de gestão empresarial, cultural e educacional para os(as) afroempreendedores(as) brasileiros(as) inseridos nesses eixos, vêm por meio deste Edital de Chamamento, convidar estudantes no último ano do curso de graduação de IES de Humanas e Exatas e profissionais dos mesmos segmentos, interessados a se inscreverem…
Contato