Reafro entra como parceira na execução deste projeto, ofertando mentoria de negócios para 30 mulheres negras quilombolas e não quilombolas, moradoras da região metropolitana de Salvador e capital baiana.
A proposta do projeto “Mulheres em Rede”, uma ação celebrada entre o Bloco Afro Idará e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, consiste na criação de um Ponto de Memória Virtual, que funcionará como ferramenta de divulgação e comercialização dos artesanatos produzidos pelas afroempreendedoras beneficiárias do projeto. O Ponto de Memória Virtual será um espaço museologizado, apresentando aos seus visitantes as histórias e memórias destas mulheres detentoras de saberes diversos, e que reconhecemos como patrimônio cultural, ultrapassando a visão limitada de mercadoria.Teremos ao longo da consolidação do projeto, quatro encontros de formação com temáticas voltadas ao enfrentamento do racismo e o fortalecimento do Afroempreendendorismo como forma de minar o cenário racista que nos assedia cotidianamente.
Capacitar para os usos das plataformas digitais são também o foco das nossas atividades, pois, entendemos que quanto mais nos apropriamos das tecnologias e espaços midiáticos, evitaremos que no futuro se crie uma nova forma de nos invisibilizar. Acompanhamentos individuais voltadas para a construção da proposta de negócio e presença digital.
A proposta alia a relação com patrimônio cultural, o afroempreender e a emancipação feminina.
Anterior a criação do site, faz-se necessário a criação de uma.rede social para iniciarmos nosso diálogo com o público, dar visibilidade ao projeto nesse período de consolidação, para que depois este produto final seja apreciado por um público bastante amplo.
” A memória como instrumento de luta, por um presente mais justo” Aline VIana (Coordenadora de Inventário Participativo).
Fonte: Daniel de Lira, diretoria REAFRO.
O que é o Fundo Reafro?
É a autossustentabilidade que garante o desenvolvimento e crescimento contínuos de nossas iniciativas, independente do cenário. Com essa finalidade, o estatuto da Reafro previu a criação do Fundo Financeiro Reafro. Por meio deste fundo, são concedidos créditos aos associados. O fundo é formado com recursos dos próprios associados e através de doações e auxílios recebidos, empréstimos, recursos de investidores, aplicações financeiras dos próprios recursos da entidade, juros e outros rendimentos eventuais, amortização de empréstimos concedidos e aplicações realizadas, recursos recebidos através da prestação de serviços realizados com parceiros, tais como palestras, cursos, seminários, e demais recursos recebidos de patrocinadores.
Esses recursos…
CONFIRA O CALENDÁRIO DE AULAS DO VIRANDO A ONDA – ACELERA FASE III MÊS DE…
Rede Brasil Afroempreendedor – REAFRO, pessoa jurídica de direito privado, situada à Av. São João, 324 – sala 1 – Sobreloja – Centro – São Paulo/SP, devidamente inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o n.º 27.820.005/0001-17, com o objetivo de estimular o desenvolvimento do ecossistema de gestão empresarial, cultural e educacional para os(as) afroempreendedores(as) brasileiros(as) inseridos nesses eixos, vêm por meio deste Edital de Chamamento, convidar estudantes no último ano do curso de graduação de IES de Humanas e Exatas e profissionais dos mesmos segmentos, interessados a se inscreverem…
Contato