Quem Somos

gestão atual

conselho fiscal

suplentes do conselho fiscal

coordenação executiva

Primeira Gestão Reafro – 2017-2019

Reafro

Nossa história

Ruth Pinheiro – Presidente

Administradora de Empresas e Produtora Cultural, Coach Pessoal e Profissional, Diretora Presidente do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves – CADON, Gestora do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras- Premio Afro, atua como uma das gestoras da Casa das Pretas, conjuntamente com a Instituição Coisa de Mulher,  Militante do Movimento Negro, Consultora da União Africana para cultura e desenvolvimento econômico da Diáspora. Conselheira do Círculo Olympio Marques – Colymar – Centro de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros, Conselheira do CEDINE – Conselho do Negro do Estado do Rio de Janeiro; Conselheira do COMDEDINE – Conselho de Direitos dos Negros do Município do Rio de Janeiro. 

Aparecida da Silva – Vice Presidente

Psicóloga. Especialista em Terapia Cognitiva – CRP 12/07567. Graduação em Psicologia pela Unisul.  Especialização e Formação em Terapia Cognitiva comportamental pelo Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva-ICTC. Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitiva Comportamental do Rio Grande do Sul.  Especialização em Psicologia -Saúde Mental, psicologia e relações étnico-raciais e de gênero (cursando) Professional Coach Certification pela The International Association of Coaching, IAC and Sociedade Latino Americana de Coaching-SLAC HEREBY.  Professional DISC Certification pela SLAC- São Paulo.  Sócia diretora da Clínica Psicomed – Centro de atendimento psicológico e Médico.  Diretora da Clínica ProLife Desenvolvimento Humano e ProlifeDH consultoria. Atua na área de saúde mental, Psicopatologia, atendimento em grupo, treinamentos, palestras, consultorias e Coach. ). Presidente do Instituto de Inclusão Social Gangazumba-Movimento Negro de Laguna (2010- 2016). Vice-Presidente Nacional da REAFRO – Rede Nacional de Afroempreendedores. (2015-2020). Presidente Nacional da REAFRO – Rede Nacional de Afroempreendedores. (2020-2024). Atuou como Secretária de Saúde Adjunta no Município de Canelinha SC (1990-1994),  Secretaria de Saúde no Município de Canelinha -SC  (1994-1998). Assessora da Bancada de Vereadores da Câmara Municipal de Laguna (2002-2004). Chefe de Gabinete Prefeitura de Laguna (2004-2010). Secretária de Assistência Social Prefeitura de Laguna (2010-2012). Vereadora Suplente no Município de Laguna (2013) 

João Carlos Nogueira – Coordenação Executiva

Formado em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) Universidade Federal de Santa Catarina- turma 1989; com Especialização em Pesquisa Quantitativa e Qualitativa (Montevideo- Uruguai/1991), trabalhou como Assistente de Pesquisa ( 1987,1988.1989) no Depto de Ciências Sociais na Universidade Federal de Santa Catarina – Projeto Empresariado e Poder Político no Brasil. ( Prof. Ary Cesar Minella). Em 1996, iniciou o mestrado em Sociologia Política – Aluno Especial (UFSC), foi aluno visitante Programa de Mestrado/doutorado University Amherst- Boston e doutorando na UTAD/ Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal) Rede Internacional Erasmus Mundus (União Européia – UE). As publicações mais recentes são: Negro no Brasil: Política, Cultura e Pedagogias (Org) NEN/2010. Caminhos Tecem Sonhos “Duas Histórias uma Herança: As Comunidades Negras de Palmeiras e Vó Rita, em Goiás” Caderno de pesquisas (Prosul, NEN Governo Federal) 2013; Histórias na Ditadura, Santa Catarina (1964-1985) “Movimentos Antirracismo e a Ditadura Militar: Movimento negro em SC” in Brancher, Lonh (2014) Ed. UFSC e o  Movimento Negro, Ação Política e as Transformações Sociais no Brasil Contemporâneo- Política e Sociedade/ Revista de Sociologia Política Vol. 13

novidades

encontre uma
Reafro mais próxima de você

A Reafro conta com redes espalhadas por todo o brasil, encontre a mais próxima do seu município e cadastre-se

quanto custa para ser associado Reafro?

Custa apenas 1 real por dia ser um associado Reafro!
Não perca tempo seja um associado também, faça parte da maior rede de Afroempreendedores do Brasil

parceiros

quer receber nossas novidades?
se inscreva no formulário abaixo

Contact Form Demo

Contato