Dia da Consciência Negra é feriado nacional

20 de Novembro – Dia marcado de lutas

Você sabia que o dia 20 de novembro, marca a morte de Zumbi dos Palmares, que foi um dos líderes do maior quilombo que já existiu no Brasil, o Quilombo do Palmares? Sua morte retrata símbolo de resistência e luta dos africanos contra a escravização no contexto Brasil colonial, mas nos remete a simbologia de luta até os dias atuais.

Ele teve sua mão cortada e sua cabeça foi decepada, salgada e levada para Recife, onde ficou em exposição em praça pública, no dia 20 de novembro de 1695, para inibir a tentativa de fuga das pessoas escravizadas, como forma de represália.

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro foi instituído por Dilma Rousseff em 2011.Desde então, é celebrado em seis Estados Brasileiros (Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo) e cerca de 1.200 cidades.

Aprovado dia 29/11/2023, pelo plenário da Câmara dos Deputados, por 286 votos contra 121, proposta que torna feriado nacional o Dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. O Projeto de Lei 3268/21 já foi aprovado pelo Senado e segue agora para a sanção presidencial. O projeto de lei é de autoria do Senador Randolfe, com relatoria do senador Paulo Paim e da deputada Reginete Bispo em articulação com o Ministério da Igualdade Racial.

Nós da Reafro, que estamos desde 2015 fomentando e estimulando os negócios de pessoas afroempreendedoras, entendemos ser mais um marco histórico da luta de pessoas negras na ocupação de espaços, que desde sempre são nossos.

Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/1021153-camara-aprova-feriado-nacional-de-dia-de-zumbi-e-da-consciencia-negra/#:~:text=A%20data%20ser%C3%A1%20chamada%20Dia,e%20cerca%20de%201.200%20cidades.

Fonte: https://mundonegro.inf.br/congresso-aprova-a-lei-que-torna-o-dia-da-consciencia-negra-feriado-nacional/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *